Ben 10; Administrador
Mensagens : 5149 Localização : Viana do Castelo Data de Inscrição : 25/02/2013 Badge :
| Assunto: Neide , Queen Deuses! Ter 16 Jul 2013, 01:22 | |
| Entrevistador – Benjamim Gomes Entrevistada – Neide
Olá. Estou entusiasmado por te ter como convidada. De relembrar que é a primeira mulher a dar o seu contributo para o nosso fórum.
Uma pergunta um bocado fora de contexto, mas que tem a sua lógica. É difícil ser-se mulher no GMZ? Pergunto-te isto porque vejo que o pessoal masculino fica “on fire” de cada que tem uma rapariga na team e, por vezes, pode-se tornar desagradável. Questiono-te sobre isto também porque vejo que muitos usam o jogo no privado para pedirem contacto Skype e outros contactos só por serem mulheres.
Neide: Só é difícil se quisermos que seja, mas a realidade é que as mulheres são frequentemente vistas como subjugadas, o elo mais fraco. Quando são razoáveis, “ah é mulher, não joga muito, dá-lhe um desconto” e depois quando jogam bem “ei, parece um homem”, “deve ser fake”. Custa muito a alguns homens aceitarem que há raparigas ao nível deles. Mas isto já é bastante da personalidade do conjunto masculino. E não, não é nada engraçado quando somos vistas como um par de mamas e um rabo. E não, lá por tal rapariga ser boa jogadora não quer dizer que não seja uma rapariga bonita, inteligente ou que seja uma rejeitada que passa o tempo no pc. Digo isto de todas as situações a que já assisti desta e de outra pessoa desde que comecei a jogar este jogo. Repito: não, não é difícil sermos mulheres, desde que nós nos queiramos afirmar.Tendo em minha presença uma alma feminina (Capitã), falemos na PT feminina. Qual é o ponto de situação da nossa PT?
Neide: O plantel actual da SFP (Selecção Feminina Portuguesa) é constituído por 8 jogadoras. Apesar do meu esforço na tentativa de convocar mais jogadoras para a constituição da mesma, verifico que o interesse não é muito por parte das mulheres que fazem parte da nossa comunidade. Foram desenvolvidos alguns torneios amigáveis com o primeiro objectivo de nos prepararmos para competições mundiais, mas ultimamente como tenho andado mais ocupada com a universidade, é menos frequente. De qualquer forma, elas são incentivadas a participarem em torneios a nível individual e, de vez em quando, vou observar jogos ou jogar com elas para avaliar o nível de jogo ou para as treinar de forma a apontar o que acho que pode ser melhorado para serem jogadoras mais completas, etc. É claro que há jogadores/jogadoras que precisam de jogar todos os dias para estarem em forma e outros/outras que jogam de vez em quando e dão um brilharete. O método de selecção é única e exclusivamente através de testes (geralmente realizados por mim ou por alguém destacado por mim). RAPARIGAS, não tenham medo de mim, não sou nenhum monstro xD sou uma pessoa muito humana e compreensível e só quero é que vocês tenham sucesso para poderem entrar aqui. Se tiverem problemas em jogar comigo, basta dizerem-me que eu “mando” alguém fazer testes por mim. O panorama mundial não é muito melhor também… Estou à espera que comece um dos mundiais femininos, mas tal não é possível porque há muitas selecções que em semelhança à portuguesa estão com dificuldades em completar o plantel mínimo (12 jogadoras). Digo isto pois foi criado há pouco tempo um tópico na GzPro de “inscrição” no mundial para que se averiguasse quantas sl estariam prontas para participar no mesmo, com todas as condições pedidas e a verdade é que eram muito poucas, pelo que deram mais um tempo até voltarem a fazer isto para que surjam mais inscrições correctas e seja possível arrancar com o torneio. Com a nova versão não foi só o contingente masculino que sofreu decréscimo mas toda a comunidade mundial… Por isso, compreendo que seja difícil completar o plantel devido ao facto de muitas meninas terem abandonado o jogo com esta versão e por motivos pessoais, mas aproveito este momento para pedir mais uma vez que se algum de vós conhecer uma rapariga interessada em ingressar na selecção, é favor transmitirem-me essa informação ou fornecerem o meu contacto para mais tarde marcar testes. Por favor meninas, apliquem-se e interessem-se, pois é a representação do nosso país que fica em cheque e vão ver que é divertido! Nunca peço a ninguém para substituir os compromissos reais pelos virtuais, por isso são livres ^^, PS: eu agradeço críticas construtivas (ou destrutivas com fundamento) à SL, pois não sou perfeita, portanto, podem vir falar comigo directamente quando se questionarem sobre a razão de fazer x ou y coisa ou de esta/aquela rapariga pertencer ao plantel. E não existe factor C aqui.Estás na melhor equipa Nacional: os Deuses. Já joguei muitas vezes contigo e sei que tens uma qualidade acima da média. Até aos dias de hoje como classificas a tua presença neste jogo? Quero eu dizer, sentes que já conquistaste tudo que este jogo te tem para oferecer ou ainda tens objetivos em mente?
Neide: Bem, resumindo a minha participação neste jogo, vou tentar contar a minha história por poucas palavras. Comecei a jogar em Julho/Agosto de 2007 com o nick “Máryneidjii”, através da sugestão de uns primos que tinham descoberto o jogo há sensivelmente um mês. Entretanto, vinha quase todos os dias dar uns toques até, por acaso, jogar com a primeira pessoa que conheci aqui, o Golden. Não me recordo muito bem se ele já integrava a minha 1ª equipa na altura ou não, mas mais tarde ele convidou-me para os BCJF. As pessoas que conheci a seguir foram o The Real e o Darksnook. Posteriormente (não me lembro como) fui dar à sala de grupo GzTuga onde imperavam jogadores como o Jorginho, Beatbox e muitos outros (sendo que alguns deles já nem jogam agora). Não me recordo de quando apareceu a versão 5, mas foi o Pedro (não me lembro do nick) que me ensinou os efeitos principais. Fui treinando e pouco a pouco comecei a dar nas vistas e realçar-me na comunidade… Entretanto um dia o Jorginho pediu o meu mail e perguntou-me se queria pertencer à sl feminina (que ele fundou com a Orquídea, se não me engano). Isto aconteceu em 2008… Na altura a CP era a Taninha ou a Orquídea. Nesta 1ª selecção era treinada pelo Marco, o que me fez evoluir ainda mais enquanto jogadora, principalmente a nível defensivo. Mais ou menos nesta altura fui convidada pela 1ª vez para entrar na Deuses, ainda em 2008, mas creio que anteriormente estava nos Heroes. Desenvolvi-me enquanto jogadora e pessoa, pois o envelhecimento em idade também facultou isso. Estive nos GT4 durante algum tempo, onde (diga-se de passagem) fui muito bem acolhida e conheci pessoal excelente com quem ainda comunico hoje, mas toda a gente sabe que a minha “casa” sempre foram os Deuses e, pronto, saísse eu quando saísse da equipa por um motivo ou outro, acabava por voltar sempre à base. Actualmente já não consigo sair desta equipa para ingressar em qualquer outra. Quanto à SL, desde a primeira vez que ingressei lá, já conheci várias integrantes e não consigo descurar a comparação constante entre jogadoras que vi anteriormente e as mais recentes, e peço desculpa se algum dia subvalorizei alguma das meninas com quem lidei. Joguei o meu 1º mundial de 8ball em 2008/2009 (já não tenho a certeza). Fui CP a 1ª vez em 2009. Durante o decurso da minha “carreira” aqui, fui convidada para equipas estrangeiras, como Death, Elite, Dream, LDN, SkilL e nacionais (que todos conheceram), como os Tuga, os Fearful, os Synergy, os Skazy e aquelas que integrei. O período máximo que deixei de jogar foi de 8 meses, mas já deixei de jogar meio ano, uns mesitos de vez em quando, porque sim, isto cansa. Permite-me também, Benji, que refira que esta V6 é um bom motivo para uma pessoa tirar períodos de férias, não é tão cativante. Tem como aspecto positivo o novo visual e a organização em termos de jogabilidade e assistência/registo em torneios. Aspectos negativos: o snooker parece um elefante com o aspirar quase constante dos amendoins (bolas) na direcção da tromba (buracos). Os bugs em ambas as modalidades (snk e 8b) também é algo interessante, mas no início da versão era realmente pior. Bem, finalizando este longo testamento, respondo à tua 2ª pergunta. Se já concretizei todos os meus objectivos… penso que sim. Muita gente é movida pelo sonho dos SkilL, eu não… Quero estabilidade e uma “família” e penso que já o encontrei. Tive como sonho ser a melhor jogadora nacional e penso que já estive perto, mas isso já aconteceu há algum tempo, perdi em grande parte a paciência e disponibilidade para jogar isto. Quis ser uma das melhores jogadoras internacionais e já me chegou o feedback que o fui (de rapazes e raparigas nacionais ou não), o que me deixou contente como é óbvio, e em certos aspectos concordo, apesar de não ter jogado todo o tempo destes longos 6 anos de prática. No entanto, sei que já estive bem mais no auge do que estou agora. Portanto, sou uma pessoa concretizada Revela-nos qual a melhor amizade que conseguiste fazer até aos dias de hoje. Anexando uma outra pergunta a este tema, diz-nos quem é o melhor jogador que atua no gmz.
Neide: Bem, esta 1ª fase da pergunta é um bocado relativa… Definir uma única pessoa acaba por excluir muitas outras com quem já tive o prazer de estabelecer uma relação mais directa e pessoal. De qualquer forma poderia referir femininamente a minha Joaninha (Deuses) e a Daiana (Diana Vilas Boas), a nível nacional, e a Suncica (Sunny, Corleone) e algumas meninas dos clubes a que pertenci, a nível internacional. Quanto a cachopos, posso sempre referir o Sousa, o Paulo, o Nuno (Lado B), o David (o pessoal da Deuses vai acabar por ser sempre metade da minha família), o Kiko, o Salgado (Jmpato), o Tiago (Golden) e o Luís (Codmaster). A nível internacional o Erko (BA), Amino e Djokovic. Lembro que isto não quer dizer que não fale com outras pessoas, mas estas são as mais “fiéis” e frequentes, aquelas com quem rio, choro, danço, salto, canto, durmo (ahaha) em chamadas e das quais sinto falta quando me ausento muito tempo. O melhor jogador neste momento, não sei precisar exactamente quem é, pois nesta versão tornou-se bastante fácil equivaler alguns dos melhores jogadores de sempre. Tendo em conta isto, pela sua constância e solidez, o Meneses, pela sua persistência, o Sousa, o Paulo, pela organização de raciocínio, o Jmpax, pela sua atitude “agressiva” o Powned e o Kiko. Jogadores mais espantosos desta versão, refereria, o Galático, o Powned e o Tiaguinho (este último conheci a jogar há pouco tempo).És uma pessoa comunicativa, a meu ver. Achas que o jogo em si realça a comunicação entre as pessoas? Pode-se fazer amigos aqui ou é preciso ter cuidado com certas pessoas? Falo de pessoa comunicativa porque usas frequentemente o Skype para interagires com o pessoal do jogo.
Neide: Sim, o jogo tem uma componente muito boa de constituição de equipas/grupos/clubes que beneficia muito o contacto entre as pessoas, o estabelecimento de amizades, a partilha de experiências e, de certa forma, a entre-ajuda. Como em todo o lado, é preciso ter cuidado com certas pessoas mas acho que não devemos ser limitados pela opinião de terceiros quando estamos a conhecer alguém [“ah, esse gajo, granda falso”], pois acabamos por nos “afastar” um pouco da pessoa que estamos conhecer e até podemos acabar por verificar que afinal nem era bem como pensávamos. Mais vale irmos e batermos com a cabeça na porta que, se calhar, descurarmos uma boa amizade que poderíamos vir a desenvolver e claro que não há duas pessoas iguais. No entanto, só com o decorrer da vivência no mundo virtual é que nos apercebemos de certas coisas: quem pode ou não ser igual no contexto real, quem se disfarça… entre outras coisas. A melhor forma é conhecer a pessoa virtual e realmente A boca do povo diz que os Deuses são uma das teams que usa muito o dito cujo fake. Também se dizia que vários jogadores eram considerados os ladrões de contas. Comprovas estas irregularidades? Mas de todas as maneiras condenas estas acções praticadas pelos jogadores Nacionais?
Neide: Não, não comprovo. Não digo isto porque pertenço à equipa, mas porque sei que todos eles têm bastantes capacidades e, se por um acaso isso acontecesse, não seria por falta de capacidade, ao invés do que acontece com algumas teams (coisas que já presenciei). Um factor costume para acontecer fakes em todas as teams pode ser a falta de comparência de um jogador num torneio importante, quando não há substituições a fazer. Nunca ninguém jogou por mim num torneio, na minha conta. Prefiro perder de cabeça erguida. No entanto, já fiz fake por algumas pessoas aí na comunidade. Ah, e já me entraram na conta pra ir ver algo ou dar alguma informação a uma sala, quando não estava em casa ou não podia ir ao pc, apenas isso. De toda esta resposta dá para entender que reprovo estas acções, claro que sim, mas também não posso julgar ninguém totalmente porque, de facto, já o fiz por alguém Estamos a viver uma realidade diferente. Desde a vinda da v6 os melhores jogadores desaparecem de certo modo. Como capitã da nossa nobre SL feminina, achas que isso afeta as prestações do nosso país nas várias frentes?
Neide: Depende. É verdade que considero que muitos jogadores se realçaram nesta versão por ser mais “fácil”, mas claro que não se deve apenas à “facilidade… deve-se também há persistência para atingir o nível dos grandes jogadores de sempre. Como em todas as situações da vida, há sempre grandes personalidades que se realçam numa altura, outras noutra. Mas o importante são as marcas que são deixadas na história e permitem que se eternizem, que sejam “histórias para contar aos netos”. Para um mundial interessam bastante as vedetas do momento para alcançar, para a história de Portugal interessam as vedetas de sempre. Por isso, haverão as figuras de sempre da história do gmz (mesmo que estas caiam um pouco em esquecimento pela renovação de gerações ou porque outros se impõem) e as vedetas do momento. Cabe a cada um de nós perceber qual é que queremos ser. Não se esqueçam que não é só do jogo em si que se constitui a história…Referente ao assunto da Seleção, até aos dias de hoje qual foi a jogadora que esteve em grande nível ao serviço da PT? Justifica.
Neide: Eu diria que a melhor foi a Electra por ser a jogadora mais completa e destemida. Posteriormente a Taninha, Cindy, Redhair e Takara. Retrocedendo um pouco mais no tempo, votaria na Vaninha, constituinte do 1º plantel da nossa selecção. Actualmente se votasse em alguém, seria na Redhair.Dou por terminada a nossa conversa. Aliás, tive todo o prazer de ter ao meu lado atualmente a melhor jogadora de GMZ. Um beijinho do Benji
Obrigado pelo elogio Benji, e peço desculpa a todos quantos tiverem paciência para ler a extensa entrevista pela frontalidade (talvez excessiva), mas é a minha personalidade. Cumprimentos e boas tacadas! ;) | |
|